1. INTRODUÇÃO
A mídia ocupa espaço importante como fonte de informações sobre temas de ciência e tecnologia. Nos Estados Unidos, a TV ocupa o primeiro lugar no ranking de fontes de informações de ciência e tecnologia, seguida pelos jornais diários (National Science Foundation, 2004). Cenário similar é registrado em países europeus (Eurobarometer, 2001; Wellcome Trust, 2000). A mesma tendência parece existir na América Latina, conforme enquete realizada pela Fundación Española para la Ciencia y la Tecnologia, pela Organización de los Estados Americanos e pelo Centro de Estudios sobre Ciencia, Desarrollo y Educación Superior-REDES/RICYT/Argentina em cinco cidades da região (Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Santiago do Chile e São Paulo), na qual se mostraram valores de entre 60% (Caracas) e 80% (demais cidades) para os entrevistados que afirmaram assistir documentários de ciência, tecnologia e natureza na TV; de 30% (São Paulo) a 60% (Buenos Aires) para os entrevistados que afirmaram usar jornais diários como fonte de informações em ciência e tecnologia.1 No Brasil, enquete realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, com colaboração do Labjor/Unicamp, de REDES/RICYT e da London School of Economics/Inglaterra, mostrou que 62% e 44% dos entrevistados usam, respectivamente, a TV e os jornais diários como fontes de informações sobre ciência e tecnologia. Leia mais:
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