Cultura - Estréias e Eventos Gratuitos

Nesse fim de semana mais uma edição de Satyrianas
Foto Veja SP
Está acontecendo desde as 18hs de 5ª feira, dia 25/11 mais uma edição do Satyrianas, na qual a Cia. Satyros celebrará seus dez anos na Praça Roosevelt com 78 horas de atividades culturais gratuitas. Nominando-se “As Satyrianas - Uma Saudação à Primavera" o evento reunirá teatro, cinema, música, fotografia, exposições e palestras. Até domingo, dia 25/11 Veja o site oficial com a programação completa



Marcelo Adnet se Apresenta no Conjunto Nacional - Gratuito

Marcelo Adnet é um dos principais nomes da nova geração de humoristas nacionais. Sucesso da comédia stand up desde sua primeira peça de teatro, "Z.É – Zenas Emprovisadas", Adnet dá uma amostra do seu humor com pocket show. Adnet estourou na TV no programa 15 Minutos, da MTV. Hoje, além de seguir nos 15min todo dia, Adnet também é um dos principais nomes do Comédia MTV, onde suas paródias musicais ganham destaque.
Dia 27 de Novembro (sábado) às 15h
Teatro Eva Herz (165 lugares)
Av. Paulista, 2073 (Conjunto Nacional) (Bela Vista) 
Tel: (11) 3170-4059
Ingressos: Grátis
(As senhas serão distribuídas uma hora antes do início da atividade.) 

La Fura Dels Baus

fonte: Sampa Online 

A Cielo traz, no espetáculo CIELO ARTE, o grupo catalão "La Fura Dels Baus" em grande escala. O grupo performático que já conquistou todo o mundo com seu espetáculo diferenciado com interação com o público e de experiência sensorial ao vivo e inovadora, conta com a realização e produção da Dentsu Esportes Entretenimento em associação com a Kabuki Produções. A atração será aberta ao público e o evento contará com atrações musicais. O Cielo Arte ainda contará com performances circenses variadas, interações e intervenções divertidas com o público, DJs e workshops com atores circenses brasileiros em intercâmbio com os atores do La Fura Dels Baus. Atrações: Pré-show Performances e DJs. Espetáculo La Fura Dels Baus com trilha sonora de Junior Lima e Familia Lima.
Dia 4 de Dezembro (sábado) às 17h
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda (Barra Funda) 
Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis
(Distribuição Gratuita, limitado a 4 ingressos por pessoa. Cadastro obrigatório.)
Recomendação: livre. Menores de 16 anos somente acompanhados de pais ou responsável. 

Espetáculo Gratuito O Poeta e as Andorinhas - Vida e Obra de Oscar Wilde

fonte: Sampa Online 
 

O Poeta e as Andorinhas encena a vida e a obra do escritor Oscar Wilde, reunindo os contos de fadas escritos por ele em seu único livro destinado para crianças, como O Rouxinol e a Rosa, O Príncipe Feliz e O Aniversário da Infanta, além do enredo de seu único e famoso romance, O Retrato de Dorian Gray. Em O Retrato de Dorian Gray, um jovem belíssimo abre mão de sua alma em prol da beleza e da juventude eternas, ficando velho apenas no quadro em que fora retratado por um artista. Já um anão sem qualquer dote de beleza serve de diversão perversa a uma infanta espanhola no conto O Aniversário da Infanta. O Rouxinol e a Rosa conta a história de uma andorinha que renuncia à própria vida ao dar a um rapaz uma rosa tingida com o sangue de seu coração para que ele conquiste uma jovem. No conto O Príncipe Feliz, um príncipe poupado em vida de conhecer as tristezas do mundo tem, após sua morte, uma estátua erigida em sua homenagem. O Príncipe vai assistir dolorosamente, em praça pública, a todas as misérias da cidade onde vivera. No palco, as histórias criadas pelo escritor irlandês se entrelaçam e seus personagens dialogam entre si, refletindo os muitos caminhos e destinos que se cruzam na própria vida. Partindo de elementos que caracterizam tradicionalmente os contos de fadas universais, O Poeta e as Andorinhas faz um convite à reflexão sobre as verdades absolutas, o hedonismo, as várias faces do amor, as injustiças, o preconceito, o narcisismo e a universalidade da arte.
Texto, adaptação e direção: Paulo Ribeiro. Elenco: Alice Reis, Amanda Acosta, Andréa Marquee, Arthur Berges, Fernanda Bellinati, Igor Miranda, Leandro Rocha, Maurício Agrela, Monalisa Capella, Nill de Pádua, Rafael Lozano, Rogério Romera, Romulo Bonfim, Thiago De Rogatis e Velson D´Souza
Estréia dia 8 de Maio (sábado)
Até 28 de Novembro, sábados, às 16h
Teatro Imprensa
Rua Jaceguai, 400 (Bela Vista) 
Tel: (11) 3241-4203
Ingressos: Grátis
(Retirar ingressos com 1 hora de antecedência.)
Duração: 60 minutos. Recomendação: acima de 11 anos 



 Espetáculo Boca de Ouro

Fonte: Sampa Online

Como parte das homenagens pelos 30 anos da morte do maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, o Grupo Gattu encena o clássico Boca de Ouro, a história da tragédia tipicamente carioca. Bicheiro temido e respeitado na comunidade onde vive, o personagem-título Boca de Ouro, interpretado por Elam Lima, manda arrancar todos os dentes perfeitos, substituindo-os por uma dentadura de ouro. Prepotente e cruel, Boca de Ouro também cultiva o sonho de ser enterrado num caixão de ouro só para recompensar o trauma de ter nascido numa gafieira e de ter sido abandonado pela mãe numa pia de banheiro. O malandro banqueiro do bicho, repleto de suíngue e malícia, começa apresentando seu protagonista, que acabara de morrer assassinado. O repórter Caveirinha, designado para descobrir a verdadeira história do marginal, vai entrevistar sua ex-amante, Guigui (Laura Knoll), que narra três diferentes e inusitadas versões do mesmo assassinato. Em todas elas, estão envolvidos Leleco, um malandro desempregado, sua mulher, Celeste e três ricaças. Todas as histórias são contadas por Dona Guigui quando jornalistas vão até a sua casa em busca de manchetes. Em primeira instância, sem saber que o bicheiro está morto, Guigui o define como um homem cruel e insensível. Depois, ao saber do assassinado, torna-se emotiva e passa a elogiá-lo, ao mesmo tempo em que denigre seu atual marido Agenor (Marcos de Vuono), que, irritado, decide abandonar o lar. Sentindo-se culpado pelo ocorrido, o repórter Caveirinha (Diogo Pasquim) influencia Dona Guigui a contar uma terceira versão sobre a morte de Boca de Ouro. Esta revela seu poder, crueldade e inseguranças. Um bicheiro malandro, uma amante, um jornalista em busca de grandes manchetes e um assassinato relatado em três ângulos distintos. Quem matou o Boca de Ouro é a pergunta que não quer calar.
Direção: Eloísa Vitz. Elenco: Elam Lima, Laura Knoll, Marcos De Vuono, Marcos Machado, Eloísa Vitz, Daniela Rocha Rosa, Laura Vidotto, Miriam Jardim, Diogo Pasquim, Breno Mendes, Daniel Gonzáles e Adriano Campos.
Estréia dia 25 de Setembro (sábado)
Até 19 de Dezembro, sábados às 21h e domingos às 20h
Teatro Gil Vicente
Avenida Rudge, 315 (Campos Eliseos)
Tel: (11) 36189014
Ingressos: Grátis
Duração: 90 minutos. Recomendação: 16 anos