quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Brasil terá 93% de energia limpa em 2050


fonte: Correio do Brasil
O Brasil poderá ter até 2050, 93% de sua matriz energética baseada em fontes renováveis, de acordo com um estudo feito pelo Greenpeace, que mostra a viabilidade econômica deste projeto.
Além disso, a organização não governamental afirmou que os 7% restantes, que seriam oriundos do gás natural, poderiam ser substituidos, ampliando para 100% de energias renováveis no Brasil ainda no século XXI.
Para embasar a tese, apresentada nesta terça-feira, na Conferência do Clima da ONU (COP 16), em Cancún, o Greenpeace projetou que a partir da década de 2040, os custos de geração das energias renováveis vão descer, enquanto os combustíveis fósseis ficarão cada vez mais caros por conta da escassez dos mesmos.
O estudo mostra também que essa substituição de matriz energética traz benefícios econômicos para o consumidor de energia. Segundo o Greenpeace, o custo do Megawatt-hora poderia estabilizar em R$ 120 até 2050.
Já com a política atual do governo, mantendo mais de 20% de termelétricas a gás e óleo, o preço do Megawatt-hora deverá ficar em R$ 176.
Dentre as fontes renováveis que poderiam ser ampliadas no Brasil, o estudo cita a matriz hidrelétrica, eólica, de biomassa, solar e oceânica (geração a partir da força das marés).

Nenhum comentário:

Postar um comentário